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      Propagandas: conheça os principais tipos e como converter mais

      Institucional - 27 de Abril de 2022

      Veicular ideias, influenciar pessoas, dar destaque a um negócio e suas atividades, gerar o desejo de consumo e captar a atenção de determinado público-alvo: tudo isso é possível graças à propaganda.

      A propaganda tem flexibilidade para gerar bons resultados em diversas perspectivas e modelos de negócio. São vários tipos e formatos a serem trabalhados, como ações institucionais, comerciais e governamentais.

      Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, mostraremos um pouco mais sobre os tipos de propaganda e como elas podem se materializar em campanhas publicitárias que realmente convertam. Continue com a gente e descubra quais são os formatos ideais para os seus projetos.

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      Quais são os principais tipos de propaganda?

      Impactar o consumidor com uma determinada ideia ou mensagem é o objetivo central de qualquer propaganda. Mas existem vários caminhos e formas para fazer isso. Tudo vai depender da proposta da sua campanha e do tipo de propaganda usado.

      Existem vários tipos de propaganda. E cada situação, segmento e objetivo de marca vai direcionar para um caminho estratégico diferente. Conheça a seguir quais são os 3 modelos principais:


      1. Propagandas comerciais

      De forma geral, as propagandas comerciais tem como objetivo final convencer o cliente sobre a compra de um determinado produto ou serviço. Mesmo que isso não seja feito diretamente em um primeiro momento.

      Uma das principais estratégias usadas é a de persuasão, que precisa ser feita com bases sólidas. A partir de gatilhos emocionais, é possível gerar desejo de consumo e reforçar vantagens para o público-alvo, como seus benefícios, preços, características físicas e valores
      subjetivos.

      São exemplos de ações comerciais o anúncio de promoções do catálogo de um supermercado, releases de lançamento de um produto/serviço, patrocínios de eventos, uso de influenciadores digitais e qualquer ação que promova, direta ou indiretamente, o consumo de uma oferta que traga receitas para o anunciante.

      2. Propagandas institucionais

      Diferentemente da propaganda comercial, as campanhas institucionais não buscam vendas ou a geração de lucros de uma forma direta. Aqui, as empresas focam em divulgar mensagens de caráter social, informar o público sobre ações institucionais, disseminar informações importantes para o mercado e, principalmente, construir uma imagem positiva da marca na mente das pessoas.

      É possível identificar ações institucionais em campanhas que apoiam causas como sustentabilidade, feminismo, consumo consciente e outras políticas públicas, por exemplo.

      Além disso, esse tipo de propaganda também pode aparecer por meio de releases de comunicação das empresas com a imprensa ou quando uma marca patrocina um determinado evento social, como as campanhas de doação para instituições de caridade.


      3. Propagandas governamentais

      Nesse grupo, estão as propagandas feitas por governos e demais órgãos públicos. No geral, elas servem para comunicar a população a respeito de campanhas, eventos, realizações e prestações de contas. São exemplos de propagandas governamentais as campanhas para informar sobre um período de vacinação, regularização de títulos de eleitores, inscrição em programas sociais, dentre outros.

      Um ponto importante que vale ser destacado é que, nesse tipo de propaganda, é proibida a promoção da imagem de qualquer autoridade, como governantes, parlamentares e ministros.

      Quais os formatos mais comuns de campanhas publicitárias?

      Agora que você já conhece os principais tipos de propaganda, é preciso entender de que forma elas podem ser traduzidas em ações de sucesso para a sua marca. O papel das campanhas publicitárias é dar contexto para a execução das propagandas, direcionando o momento certo para colocar cada etapa em prática. Existem diferentes formatos a serem usados, e é preciso conhece-los para identificar a melhor opção para passar uma
      determinada mensagem para o público. Pensando nisso, a seguir vamos te apresentar os 6 principais tipos de campanhas publicitárias. Confira:


      1. Campanhas promocionais

      Também conhecidas como campanhas de varejo, as ações promocionais são estratégias usadas para promover maiores conversões de vendas e estão, na maioria das vezes, relacionadas a liquidações, queimas de estoque, etc. A linguagem desse tipo de campanha é feita em um tom mais imperativo. Geralmente usando gatilhos de urgência e escassez para estimular a compra, como o uso de expressões como “só hoje!”, “corra pra loja!”, “últimas peças!”, etc. Quanto mais esses meios deixarem o público próximo da conversão,
      melhor.


      2. Campanhas de lançamento

      Como o próprio nome sugere, esse tipo de campanha é usado para divulgar o lançamento de um produto ou serviço no mercado. A linguagem assume um tom mais educativo e informativo, com o objetivo de fazer o público conhecer as principais características
      daquela oferta. Esse tipo de campanha costuma ser mais duradoura. Por isso, é interessante usar formatos mais estáticos e com maior período de veiculação, como busdoor, painéis em estações de metrô e empenas.

      Aliados a outros meios, como TV, internet e qualquer outro que leve a mensagem para o público-alvo da campanha. Esse tipo de campanha também pode contar com uma ação de pré-lançamento, como é o caso de filmes, games e até mesmo degustações em eventos. Nesse caso, a ideia é gerar curiosidade e expectativa no público em relação à oferta.


      3. Campanhas de sustentação

      As campanhas de sustentação acontecem logo após um lançamento e tem como objetivo segurar o interesse do público na oferta divulgada, garantindo que ela não caia no esquecimento. Por isso, para garantir o sucesso da ação como um todo, é importante
      que não se faça um grande intervalo entre as campanhas. Se no lançamento de um curso você apresentou o endereço da nova unidade, por exemplo, na sustentação é possível reforçar os benefícios e estrutura do mesmo.


      4. Campanhas de oportunidade

      As campanhas de oportunidade, também conhecidas como sazonais, usam de eventos e datas específicas para promover algo. Seja uma marca, produto, serviço ou ideia. Esse tipo de ação geralmente é de curta duração. E é preciso estar atento para enxergar as oportunidades e não perder o timing do evento, lançando uma campanha sem contexto ou com baixa adesão. Além das datas comemorativas é possível pensar em campanhas de oportunidade com um hashtag bombada, uma publicação que viralizou, eventos importantes que estejam para acontecer e muito mais. O importante é que a peça tenha relação com o tema, facilitando a associação do público.


      5. Campanhas sociais e educativas

      As campanhas sociais acontecem quando uma empresa ou órgão público busca chamar a atenção das pessoas para causas sociais, como preservação ambiental, combate às drogas, adoção de animais e outros temas. Ela pode beber um pouco da fonte das campanhas de oportunidade, como quando uma marca se aproveita de um evento para passar uma
      mensagem social.  Uma marca de bebidas que mostra as consequências da mistura
      entre álcool e direção está praticando uma campanha educativa. Esses dois modelos de campanha são as formas mais comuns de objetificar as propagandas institucionais e governamentais.


      6. Campanhas de revisão de marca

      Essas não tão comuns quanto as outras, mas podem ser bastante necessárias. As campanhas de revisão acontecem quando uma empresa precisa corrigir ou esclarecer uma informação errada ou incompleta passada em um anúncio anterior. O exemplo mais evidente disso foi o caso da Bettina da Empiricus. Ela foi a estrela um vídeo da companhia, em março de 2019, quando falou sobre como conseguiu transformar um investimento de R$ 1 mil em mais de R$ 1 milhão em pouco mais de três anos. Um pedido de desculpas foi feito na nova campanha para mostrar que as coisas, anteriormente, não foram mostradas de modo tão claro assim. Aqui, a linguagem precisa ser muito informativa, principalmente para
      a revisão/correção ser perceptível para o público e para os órgãos reguladores.

      Como converter mais?

      Conhecer os tipos de propaganda e os formatos de campanha para promover seu produto, serviço ou ideia são coisas fundamentais para você acertar a mão em suas estratégias de marketing. Quando você identifica as etapas e necessidades de comunicação da
      sua marca é possível aumentar as chances de atrair novas pessoas e manter mais clientes, aumentar a reputação da sua marca e escolher as mídias certas para anunciar.

      Seja qual for a sua campanha, a Eletromidia tem o formato de entrega ideal para impactar diferentes públicos, com infinitas possibilidades de alcance.

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