logo1

      Orgulho de volta: Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo promete pelo menos três milhões de pessoas na Avenida Paulista

      Institucional - 25 de Maio de 2022

      Depois de dois anos sem colorir a Avenida Paulista com as cores do arco-íris, a maior Parada do Orgulho LGBTQIA+ do mundo está de volta. Avisa que é ela! No dia 19 de junho, um (domingo), pelo menos três milhões de pessoas são esperadas para ocuparem as ruas na 26ª edição do evento. A parada paulista é o maior evento LGBTQIA+ do mundo, na sua edição de 2019, a última antes da pandemia de covid-19, houve um aumento de 13% de turistas em relação a 2018, o que inseriu mais de R$400 milhões na economia paulista.

      shutterstock_1437644483

      Que a Parada é um evento gigante, que marca a retomada dos eventos de rua pós-pandemia, você já sabe, mas você conhece a história por trás da data?

      Foi no dia 28 de junho de 1969 que travestis, drag queens, lésbicas e gays protestaram contra os abusos policiais que sofriam nos bares gays de Nova Iorque. A rebelião de Stonewall, que era o nome do bar que costumavam frequentar, durou seis dias e calçou o movimento LGBT+ nos Estados Unidos e no mundo.

      Rebelião-1
      O direito à liberdade de existir continua sendo um dos principais motivos que leva milhões de pessoas às ruas nesta data. No Brasil, o movimento LGBT mostrava sua força já na década de 1970, por meio do jornal Lampião da Esquina. O periódico chegou às bancas em 1978, já fora do armário: denunciava episódios de violência contra pessoas LGBTQIAP+ e outras questões de cunho social.

      E o movimento tem ganhado visibilidade até no universo corporativo: cada vez mais os encontros que discutem temas relacionados aos direitos humanos, saúde, celebração e orgulho à diversidade de gênero ganham espaço em grandes marcas. Não é à toa que o assunto é pauta no mundo inteiro, com empresas reconhecidas mundialmente se posicionando e apoiando a causa LGBTQIA+. Aqui na Eletromidia, por exemplo, construímos apoios, parcerias e projetos voltados para a conscientização do assunto, inclusive com a cobertura ao vivo da Parada do Orgulho esse ano.

      GettyImages-1264134211

      Quase 20 anos depois do Lampião jogar luz às pautas do movimento, a duas mil pessoas se somaram à luta na primeira edição da Parada, em 1997. De lá pra cá, o público disparou, fosse para protestar ou para se divertir. Em 2006, o evento entrou para o Guiness Book com o recorde de 5 milhões de participantes. Segundo a SPTuris, a Parada do Orgulho LGBT+ é o evento que mais traz turistas para a cidade.

      Com um histórico de milhões, não tem como não criar expectativa para a primeira edição pós-pandemia, né? O metrô já planeja ampliar o número de viagens para garantir uma ida e volta segura para quem for ao evento.

      Então, salve a data e venham celebrar todas as formas de amor! Confira mais edições confirmadas pelo Brasil:

      Maceió
      29/05 - Pontal da Barra
      26/06 - Orla de Pajuçara

      Cuiabá

      01/07 - Praça Ipiranga

      Porto Alegre
      05/06 - Parque da Redenção

      Últimos posts

      Deixe seu comentário