Urban Connections - Eletromidia

Vou de bike: a cultura das pedaladas pelas cidades

Escrito por Institucional | May 11, 2022 8:04:30 PM

Os brasileiros voltaram a ocupar as ruas pedalando e, aproveitando essa retomada, que tal entender como se desenvolveu o hábito da pedalada pelas cidades?

Muito antes do “hype” dos anos 2010, quando a classe média aderiu às magrelinhas para diminuir a poluição ou largar o sedentarismo, as bicicletas já eram usadas como meio de transporte nas cidades pequenas e nos subúrbios das grandes capitais, principalmente nos percursos onde as frotas de ônibus costumavam não dar conta do intenso e contínuo adensamento urbano.

Entre 2018 e 2021, no entanto, a malha de ciclovias e ciclofaixas do Brasil se expandiu em São Paulo e outras capitais do país. De acordo com levantamento da Betway, o país experimentou um crescimento de 133% em 2021, com destaque para Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Fortaleza. A capital fluminense possui 458 quilômetros de ciclovias, mas a maior parte está concentrada nas praias da zona sul e arredores.



Com mais espaços para pedalar, a resposta do público foi disparar a compra de bicicletas, e é claro que foi um sucesso de vendas: só no primeiro semestre de 2021, a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas verificou uma alta de 34,17% nas vendas do produto. Sem falar de outras vantagens, como se locomover sozinho e ao ar livre, ser uma atividade de lazer possível ou ainda pela redução de custos.

Do lazer ao trabalho de bike

Foi para driblar a dificuldade financeira que Luís Felipe Cavalcante aderiu à magrelinha como ferramenta de trabalho pelas ruas do Rio de Janeiro. O jovem de 20 anos é um entre 1,4 milhão de brasileiros que transportam passageiros ou mercadorias por meio de aplicativos, segundo dados do Ipea referente aos dois primeiros trimestres de 2021.

Faz um ano e meio que esta é a principal fonte de renda do carioca. “Eu chego a pedalar cerca de 25, 30 km por dia”, estima Luis Felipe, que administra a carga horária de 11 horas de trabalho diárias em dois aplicativos de entrega de mercadorias.

De olho nesse crescimento, a Eletromidia tem uma parceria com a Tembici e faz parte dos pontos de mobiliário urbano das cidades do Rio de Janeiro, Recife e mais recentemente, Brasília, totalizando 187 telas.

Além da economia de combustível e até mesmo de tempo no trânsito, o uso de bicicletas nas grandes cidades tem feito parte da realidade dos brasileiros cada vez mais e traz um leque de finalidades possíveis, não se limitando apenas a lazer e trabalho.

Seja de bike própria ou pelo sistema de aluguel de bicicletas compartilhadas, a vantagem é pedalar para ir ao cinema, ao trabalho, encontrar amigos na hora do almoço, transportar encomendas e muito mais.

E você, já experimentou conhecer sua cidade pedalando?